agence france-presse
click here to return to agence france-presse main menu
DonateNow



Chirac reafirma em Davos sua aliança com Lula por uma globalização justa

Agence France-Presse - Janeiro 26, 2005
Mariano Andrade

DAVOS, Suíça, 26 jan (AFP) - O presidente da França, Jacques Chirac, reafirmou nesta quarta-feira, através de uma videoconferência transmitida em Davos, sua afinidade com os ideais do presidente Lula, ao defender uma globalização justa e propor um imposto que financie a luta contra a Aids - uma taxa semelhante à sugerida por Lula em 2003 para o combate à fome.

O presidente Lula desembarca nesta sexta-feira na estação de esqui dos Alpes suíços apoiado pelo discurso de Chirac, e defendendo o objetivo de pôr em sintonia as idéias dos liberais de Davos e daqueles que participam do Fórum Social Mundial de Porto Alegre (Brasil).

"Não se trata de pedir às pessoas que deixem de ser o que são, mas de estabelecer laços entre comunidades unidas por um destino indivisível", assegurou o presidente brasileiro, em artigo publicado nesta quarta-feira no vespertino francês Le Monde.

"A solidariedade com a vida deve triunfar ante os mecanismos da morte. As dívidas devem ser pagas, mas isso não significa a eutanásia do devedor. Aqueles que detêm a riqueza financeira devem levar em conta o déficit social que angustia três quartos da humanidade", afirmou Lula.

Na abertura do Fórum Econômico Mundial (WEF, em inglês) de Davos, Chirac deixou claro que a França é uma das nações industrializadas com maior sensibilidade diante das carências dos países em desenvolvimento e recordou que a comunidade internacional "está fracassando" ante os grandes desafios, como a Aids.

Chirac, que iria a Davos pela primeira vez, mas cancelou sua viagem devido às condições meteorológicas, lançou a proposta, através de uma videoconferência, da criação de um imposto internacional que financie a luta contra a aids.

Através da tela gigante instalada no Palácio dos Congressos, Chirac pediu à elite mundial que assuma "sua responsabilidade como cidadãos", "como líderes econômicos" e por "dever, enquanto homens e mulheres".

Ele mencionou o direito dos "jovens da América Latina, Ásia e África" a um futuro melhor e chamou atenção para o "risco de uma revolta", caso essa possibilidade lhes for negada.

Ao lançar sua proposta de imposto mundial para financiar a luta contra a Aids, Chirac mencionou quatro possíveis alternativas, entre elas "uma contribuição sobre as transações internacionais" e uma "pequena taxação" de, por exemplo, um dólar "sobre as três bilhões de passagens aéreas vendidas anualmente no mundo".

A idéia tem o mesmo espírito de outra proposta apresentada por Lula na edição de 2003 de Davos, que consistia na criação de um "fundo internacional para a luta contra a miséria e a fome nos países do terceiro mundo". Os Estados Unidos rejeitam qualquer imposto mundial para este tipo de iniciativa, especialmente oriundo de transações financeiras.

050126
AF0501C2_PT


© Agence France-Presse 2005. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP.  http://www.afp.com/

AEGiS is a 501(c)3, not-for-profit, tax-exempt, educational corporation. AEGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, Elton John AIDS Foundation, the National Library of Medicine, Bridgestone Firestone Trust Fund, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2005. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.

©1990, 2005 - AEGiS. AEGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on AEGiS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of AEGiS, or the party credited as the provider of the content.