agence france-presse
click here to return to agence france-presse main menu
DonateNow



Alarmante aumento da Aids entre mulheres

Agence France-Presse - Novembro 29, 2004
Richard Ingham

PARIS, 29 nov (AFP) - Ninguém é imune ao HIV, mas o risco de contrair este vírus não é o mesmo para toda a população: a comunidade internacional está em estado de alerta diante do aumento alarmante de casos da doença registrados entre as mulheres.

Esta diferença será o centro das discussões na comemoração do Dia Internacional de Luta contra a Aids, no próximo dia 1º de dezembro.

Entre os 39,4 milhões de portadores do vírus da Aids no mundo, 47% são mulheres, um aumento de 6% em relação a 1997, segundo dados da ONU.

Na África Subsaariana, a região mais afetada do mundo por esta doença, 57% das pessoas infectadas são mulheres. No grupo de 15 a 24 anos, mais de três em cada quatro infectados são do sexo feminino.

Em outras regiões também foi registrado um aumento alarmante de casos entre as mulheres, um mudança em comparação com a antiga maioria de infectados, que era principalmente usuários de drogas injetáveis ou homossexuais.

No leste da Europa, na Ásia central e na América Latina mais de um terço das pessoas com o HIV são mulheres. No sudeste da Ásia, 30% dos adultos (contra 28% de dois anos atrás) e 40% dos jovens que vivem com a Aids são do sexo feminino.

Entre as causas deste avanço está o fato de as mulheres serem psicologicamente mais vulneráveis à Aids que os homens.

As adolescentes e as mulheres que já passaram pela menopausa têm tecido muscular vaginal mais fino que as que estão em sua época máxima de fertilidade, indicam alguns estudos.

O músculo atua como um lubrificante nas relações sexuais, protegendo a vagina e tornando-se uma barreira imunológica parcial. Menos músculo significa menos proteção contra pequenos cortes que ajudam o HIV a penetrar no sangue através do esperma infectado.

Além disso, há os problemas sociais, legais e morais que atingem as mulheres.

Estas questões podem se tornar verdadeiros pesadelos devido aos tabus sexuais, as tradições familiares e o papel preponderante do homem em algumas sociedades.

Os riscos para as mulheres incluem a contaminação por seus próprios maridos. Os homens que se infectam com prostitutas e depois transmitem o vírus a suas esposas se tornaram uma das principais causas da propagação da doença, sobretudo na Ásia.

"Para a maioria das mulheres, o maior risco de contaminação com HIV é estar casada", indicaram os especialistas Elizabeth Reid e Michael Bailey, em estudo publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Na África, por exemplo, as mulheres muitas vezes são submissas aos maridos e não podem se negar a fazer relações sexuais sem proteção. Como se não bastasse, muitos africanos acreditam em uma superstição segundo a qual fazer sexo com uma virgem livra o homem do vírus da Aids.

No entanto, o maior problema é a pobreza. A falta de recursos obriga muitas mulheres a se prostituir em troca de dinheiro e a respeitar as condições impostas por seus clientes. Isso tudo somado à ignorância e à falta de informações relacionadas ao sexo.

041129
AF0411C6_PT


© Agence France-Presse 2004. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP.  http://www.afp.com/

AEGiS is a 501(c)3, not-for-profit, tax-exempt, educational corporation. AEGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, Elton John AIDS Foundation, the National Library of Medicine, Bridgestone Firestone Trust Fund, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2004. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.

©1990, 2004 - AEGiS. AEGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on AEGiS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of AEGiS, or the party credited as the provider of the content.