agence france-presse
click here to return to agence france-presse main menu
DonateNow
OMS-saúde-diabetes: Diabetes nos países pobres pode mais que dobrar até 2030 (OMS)

Agence France-Presse - Novembro 13, 2003


GENEBRA, 13 Nov (AFP) - O diabetes nos países pobres poderá mais que dobrar até 2030, com 284 milhões de casos, alertou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), que se comprometeu a implementar esforços para combater a doença.

Pelo menos uma em 20 mortes em todo o mundo é atribuída ao diabetes, que se traduz na sobrecarga financeira de 2,5% a 15% dos orçamentos relacionados à saúde, informou a organização, que recebeu para este fim uma nova injeção de recursos da Fundação Mundial para a Diabetes.

"O diabetes é parte de uma epidemia crescente de doenças não transmissíveis que começam a impor uma sobrecarga nos países mais pobres do mundo", disse Catherine Le Gales-Camus, assistente do diretor-geral da OMS.

"Mesmo enquanto estes países lutam contra o HIV/Aids, a malária e a tuberculose, eles também precisam se preparar para lidar com doenças causadas pelas mudanças no estilo de vida e pelo envelhecimento de sua população", continuou.

Apesar dos números pessimistas, Le Gales-Camus disse que grande parte do aumento projetado do diabetes seria evitada se fosse dada atenção à dieta e às atividades físicas.

A OMS informou que irá trabalhar em conjunto com a Federação Internacional de Diabetes para reduzir a doença, que afeta 171 milhões de pessoas no mundo, ensinando as comunidades a levar uma vida mais saudável. Eles também ensinarão os que já sofrem de diabetes a lidar com a doença.

"Prevenção e tratamento andam de mãos dadas", disse Rafael Bengoa, diretor da OMS encarregado das doenças não transmissíveis.

"Precisamos fornecer pacotes compreensivos (de cuidados) que atendam às necessidades de todos os membros da comunidade com a doença, em todos os estágios", continuou.

O diabetes, caracterizado pelo excesso de glicose no sangue provocado por uma falha na produção de insulina, antigamente atingia pessoas idosas e de países mais ricos, mas agora atinge habitantes da África com idades entre 45 e 64 anos, continuou a OMS.

"Nós somos menos ativos que nossos pais e avós e comemos alimentos com maiores concentrações de açúcar e gordura, freqüentemente com o resultado de que estamos engordando e, conseqüentemente, aumentando o risco de diabetes", disse Le Gales-Camus.

A oficial da OMS Amanda Marlin indicou que, embora a Fundação Mundial para o Diabetes tenha se comprometido a auxiliar no financiamento da campanha, um valor exato ainda não foi disponibilizado e as negociações deverão continuar até o final de janeiro.

031113
AF031163_PT


© Agence France-Presse 2003. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP.  http://www.afp.com/

AEGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, the National Library of Medicine, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2003. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.

©1990, 2003 - AEGiS. AEGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on AEGiS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of AEGiS, or the party credited as the provider of the content.