agence france-presse
click here to return to agence france-presse main menu
DonateNow
Brasil-Moçambique-Lula: Presidente de Moçambique pede ajuda a Lula para lutar contra a Aids

Agence France-Presse - Novembro 5, 2003


MAPUTO, 5 nov (AFP) - O presidente do Moçambique, Joaquim Chissano, pediu nesta quarta-feira a seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que ajude seu país a lutar contra a Aids.

Lula chegou em Maputo na tarde de terça-feira para uma visita oficial de dois dias em Moçambique, continuando sua viagem pelo continente africano que já o levou a São Tomé e Príncipe e a Angola.

O presidente brasileiro está acompanhado de uma importante delegação ministerial e de 150 empresários dos setores mineiro, agroalimentar e da aviação civil.

"A luta contra a Aids é um dos nossos maiores desafios, e acreditamos que a experiência brasileira nesta área pode representar uma grande ajuda para o nosso país", declarou Chissano depois de uma reunião com Lula.

O presidente moçambicano destacou que seu governo apoiará ativamente o projeto do Brasil de instalar no seu país uma fábrica de remédios anti-retrovirais genéricos.

Moçambique, país de 16 milhões de habitantes, é um dos mais afetados no mundo pela Aids, com uma taxa de 14%.

Chissano também incentivou os empresários brasileiros a investirem no seu país, onde "existem muitas possibilidades em diversos setores, como a agricultura, a energia e as minas".

Depois da reunião, ambos os presidentes assinaram acordos de cooperação nos setores da educação, saúde, tecnologia, informação e investigação agrícola.

Como no caso de Angola, onde esteve dois dias, a visita de Lula a Moçambique tem também um aspecto simbólico, já que milhares de moçambicanos foram levados como escravos ao Brasil pelos portugueses a partir do século XVII.

O presidente brasileiro viajará amanhã (quinta-feira) para Namíbia, e sexta-feira para a África do Sul.

031105
AF031120_PT


© Agence France-Presse 2003. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP.  http://www.afp.com/

AEGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, the National Library of Medicine, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2003. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.

©1990, 2003 - AEGiS. AEGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on AEGiS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of AEGiS, or the party credited as the provider of the content.