TEGUCIGALPA, 4 jul (AFP) - Honduras é o epicentro da epidemia de Aids na América Latina, ao registrar o maior número de casos (65.000) em relação com a população (6,5 milhões), segundo as Nações Unidas.
"Honduras é reconhecida como o epicentro da epidemia do HIV na América Latina, ao concentrar mais da metade de todos os casos registrados com essa enfermidade na América Central", precisou um documento da ONU.
Segundo outro informe do Ministério da Saúde, no país centro-americano se registraram 16.346 casos da enfermidade desde o surgimento do primeiro enfermo, em 1985, enquanto "80 por cento dos casos afetam a população econômicamente ativa".
O primeiro enfermo registrado do mal foi um odontólogo homossexual, procedente de San Francisco (Estados Unidos, Oeste), que morreu na cidade de El Progreso, departamento de Yoro, 220 km ao norte da capital.
Esses 16.346 casos representam mais de 60% dos casos registrados nos países centro-americanos, embora somente Honduras tenha 20% da população do istmo.
As pesquisas realizadas demonstram que 79% dos afetados são heterossexuais, 15% são homossexuais-bissexuais e 6% são contágios mãe-filho.
A maior incidência da enfermidade ocorre no departamento de Cortés, especialmente em San Pedro Sula, segunda cidade do país, e é, depois da violência, a primeira causa de internamento e mortalidade nos hospitais públicos.
020704
AF020724_PT
© Agence France-Presse 2002. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP. http://www.afp.com/
AEGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, the National Library of Medicine, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2002. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.
©1990, 2002 - AEGiS. AEGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on AEGiS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of AEGiS, or the party credited as the provider of the content.