agence france-presse
click here to return to agence france-presse main menu
DonateNow
EUA-AIDS: Variação genética reforça o risco mas atrasa o avanço da AIDS

Agence France-Presse - Novembro 15 , 2000

WASHINGTON, 15 nov (AFP) - Uma variação de um gene, chamada RANTES, aumenta o risco de se contrair o vírus HIV, mas também atrasa o ritmo de progressão da doença, segundo um estudo publicado esta quarta-feira no diário AIDS.

"Este estudo mostra a primeira prova de que o gene RANTES afeta o risco de transmissão do vírus HIV, destaca num comentário o diretor do Instituto Nacional Americano de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), o doutor Anthony Fauci.

Também "reforça as indicações que mostram que RANTES pode atrasar a progressão da AIDS nos soropositivos, o que deve incentivar a pesquisa de um medicamento que imite a ação desse gene", agregou.

A equipe do doutor David McDermott dedicou suas pesquisas a uma muito leve variação do gene, que aparece mais freqüentemente nos soropositivos.

Nas pessoas que possuem a mutação do RANTES, o risco de infecção é duplo. Mas, depois de contaminadas pelo HIV, demoram 40% mais que os demais para desenvolver a AIDS.

Ao que parece, RANTES produz uma molécula, também chamada RANTES, na qual a variação genética estudada reforça a produção e tem um papel duplo.

Esta molécula causa uma inflamação e permite ao vírus penetrar mais facilmente no corpo. Mas, para provocar essa inflamação, deve se aproximar do receptor de células T do sistema imunológico utilizado pelo HIV. Portanto, este último tem mais dificuldades de se instalar ao seu redor.

001115
AF001142_PT


ÆGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, the National Library of Medicine, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2000. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.

© Agence France-Presse 2000. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP.  http://www.afp.com/


©1990, 2000 - ÆGiS. ÆGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on ÆGIS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of ÆGIS and the Sisters of Saint Elizabeth of Hungary, or the party credited as the provider of the content.