WASHINGTON, 8 Nov (AFP) - O vírus responsável pelo sarcoma de Kaposi, um tumor maligno que afeta mais especificamente os aidéticos, pode se transmitir pela saliva durante o beijo, revela um estudo que será publicado nesta quinta-feira no New England Journal of Medicine (NEJM).
"O que se disse sobre proteção em relações sexuais ficou restrito à proteção contra as secreções genitais" e "este estudo revela que o beijo também é uma forma de transmissão de vírus", destacou um dos autores do artigo, a doutora Anna Wald, da Universidade de Washington em Seattle.
Os pesquisadores estudaram 112 homossexuais e descobriram que dois dos principais fatores de risco de transmissão do vírus do herpes humano 8 eram as relações sexuais com vítimas de sarcoma de Kaposi e o beijo na boca, com troca de saliva, entre parceiros soropositivos.
O sarcoma de Kaposi ataca principalmente as pessoas com sistema imunológico debilitado, o que explica o fato de ser doença muito comum entre aidéticos. O vírus foi detectado em 40% dos homossexuais soropositivos de Seattle, e em 20% dos homossexuais livres do HIV.
"Quando falamos das doenças sexualmente transmissíveis, geralmente pensamos nas infecções transmitidas por contatos sexuais", disse o principal autor do estudo, o doutor John Pauk. Mas "o vírus do herpes humano 8 é raramente encontrado nas secreções genitais, nós o encontramos na boca mais vezes, e em maior quantidade, do que nas secreções", disse.
001108
AF001127_PT
© Agence France-Presse 2000. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP. http://www.afp.com/