agence france-presse
click here to return to agence france-presse main menu
DonateNow
EUA-Brasil: Pesquisadores americanos ajudarão o Brasil a lutar contra o HIV

Agence France-Presse - Julho 14, 2000

LOS ANGELES, EUA, 14 jul (AFP) - Pesquisadores da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) colaborarão com colegas brasileiros num programa para frear a propagação do vírus da AIDS, o HIV, no Brasil, anunciou-se oficialmente esta sexta-feira.

O projeto, que conta com uma ajuda de 2,5 milhões de dólares do Instituto de saúde americano (NIH), prevê a realização de estudos clínicos e a implantação de centros especializados destinados a reduzir o crescente índice brasileiro de transmissão do HIV e mães para filhos.

"O Brasil tem uma das maiores taxas de infecção do HIV de toda a América Latina, e está aumentando o número de casos entre as mulheres", declarou a médica Yvonne Bryson, do instituto da AIDS da UCLA.

O instituto Fiocruz, do Rio de Janeiro, supervisionará a parte brasileira do projeto, que tem o apoio do ministério da saúde e que envolverá ainda pesquisadores de Belo Horizonte e de Porto Alegre.

O principal objetivo do programa, dirigido pela doutora da UCLA Karin Nielsen, nascida no Brasil, será identificar as mulheres portadoras do vírus HIV e tentar evitar que contagiem seus filhos.

"No Brasil existem todos os medicamentos disponíveis para tratar o HIV, mas há problemas para a identificação de mulheres infectadas", explicou Nielsen.

Segundo a médica, uma mãe soropositiva tem 25% de possibilidades de transmitir o vírus a seu filho se não houver nenhum cuidado pré-natal, mas esse índice pode ser reduzido a entre 8 e 10% com um bom tratamento.

000714
AF0007D3_PT


ÆGiS is made possible through unrestricted grants from Boehringer Ingelheim, the National Library of Medicine, and donations from users like you. Always watch for outdated information. This article first appeared in 2000. This material is designed to support, not replace, the relationship that exists between you and your doctor.

© Agence France-Presse 2000. Todos o direitos são de propriedade exclusiva da AFP. Os artigos e fotografias não podem ser publicados, transmitidos, reescritos para transmissão ou publicação, ou redistribuidos direta ou indiretamente por nenhum outro órgão de comunicação sem a autorização prévia por escrito da AFP. O material informativo da AFP não pode ser arquivado total ou parcialmente em um computador, salvo para uso pessoal (e não comercial). A AFP não será responsável por nenhum atraso, imprecisão, erros ou omissões em nenhum de seus materiais informativos ou na transmissão ou entrega em sua totalidade ou em parte, ou por qualquer dano em geral. Como se trata de um serviço de notícias, a AFP não tem autorizações particulares das pessoas, grupos ou entidades tratados em suas fotografias ou gráficos citados em seus textos. Tampouco tem autorização dos proprietários de qualquer marca registrada ou matérias com direito de autor incluídos nas fotografias ou materiais de AFP. Em consequência, o usuário será o único responsável pela obtenção de qualquer autorização por parte de qualquer indivíduo ou entidade para uso dos artigos, fotos ou gráficos da AFP.  http://www.afp.com/


©1990, 2000 - ÆGiS. ÆGiS presents published material, reprinted with permission and neither endorses nor opposes any material. All materials appearing on ÆGIS are protected by copyright as a collective work or compilation under U.S. copyright and other laws and are the property of ÆGIS and the Sisters of Saint Elizabeth of Hungary, or the party credited as the provider of the content.